Image

Turismo Local: Análise e Previsão & Impacto das Greves da CP na Concentração do Tráfego

André Simões Novo, Beatriz Alves Damião Correia Paulino, Catarina Duarte Brito e Luís Miguel dos Santos Pereira | Apresentação: Beatriz Paulino

O projeto em questão visa identificar as áreas mais frequentadas na cidade de Lisboa e desenvolver uma proposta para gerir as concentrações de pessoas, tanto nacionais quanto turistas. Para esse efeito, foram definidos objetivos capazes de justificar possíveis impactos,
diretos ou indiretos, na vida das pessoas.

Movimentos e comportamentos no Aeroporto de Lisboa

Paula Campos, Rodrigo Mourato e Rodrigo Reis

Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de pesquisa centrada na análise dos padrões de mobilidade urbana e comportamento dos turistas no aeroporto da cidade de Lisboa, utilizando dados georreferenciados de rede móvel fornecidos pela Vodafone.

Image

Plataforma para visualização geo-temporal de apinhamento turístico

Rodrigo Simões,  Fernando Brito e Abreu e  Adriano Lopes  | Apresentação: Rodrigo Simões

O trabalho consistiu no desenvolvimento de uma plataforma para visualizar o apinhamento turístico, considerando dados históricos, padrões e tendências. O objetivo é apoiar a tomada de decisão para mitigar o fenómeno, considerando a capacidade de carga dos locais alvo.

Análise do Movimento dos Turistas em Lisboa

Ana Filipa Martinho, Diogo Catarino, Fabiana Maruqes, Margarida Morais e Mariana Campelo | Apresentação: Ana Filipa Martinho e Margarida Morais

Sensores de Monitorização da Qualidade do Ar Urbano: O Caso do Concelho de Lisboa

Rodrigo Sarroeira, João Henriques, Ana Sousa, Catarina Ferreira da Silva, Nuno Nunes, Sérgio Moro and Maria do Carmo Botelho | Apresentação: Catarina Ferreira da Silva

Este trabalho apresenta uma aplicação da metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) a dados disponibilizados pela Câmara Municipal de Lisboa associados à poluição do ar para compreender a evolução dos níveis de monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas de matéria 2,5 e partículas 10, recolhidos entre agosto de 2021 e julho de 2022.

Sistemas de tomada de decisão homem-máquina no IEFP

Susana Lavado, Leid Zejnilovic | Apresentação:  Susana Lavado

Neste projeto, desenvolvemos e testámos, em colaboração com o Instituto de Emprego e Formação Profissional e através de um teste piloto, um sistema de decisão human-in-the-loop para a previsão de desemprego de longa duração, procurando compreender as suas potencialidade e limitações.

Experiências de Realidade Aumentada na aplicação móvel JBT

Rafael Torres, Stefan Postolache, Maria Beatriz Carmo, Ana Paula Cláudio, Ana Paula Afonso, António Ferreira e Dulce Domingos | Apresentação: Rafael Torres

À semelhança do que já acontece em outros jardins botânicos, foi criada a aplicação móvel JBT - JARDIM BOTÂNICO TROPICAL (App JBT), para os sistemas operativos Android e iOS, com o objetivo de apoiar e melhorar a experiência dos visitantes do JBT.

NightLifeAdvisor

António Neves, Francisco Pereira, Jaime Ribeiro, Ricardo Fiarresga, Tomás Schustakowitz | Apresentação: João Carlos Ferreira

Identificação e análise de "zonas de vida nocturna" utilizando dados de dispositivos móveis de telecomunicações, oferecendo uma compreensão mais profunda do movimento e comportamento das pessoas durante as horas nocturnas. Predição concentração pessoas usando redes neuronais.

Image

Estimativa da evapotranspiração de árvores urbanas utilizando a metodologia do coeficiente de paisagem - Estabelecimento de pressupostos metodológicos para a zona de Lisboa

Dinis Marques Rodrigues | Apresentação:  Dinis Marques Rodrigues

Neste estudo foi realizada uma caraterização das necessidades hídricas das 25 espécies de árvores urbanas com maior representação na cidade de Lisboa. Desta caraterização resultou uma aferição da estimativa de evapotranspiração de cada espécie, tendo em consideração os seus fatores intrínsecos e fatores edafoclimáticos da capital portugues

Image

A utilização de dados no Centro de Coordenação Operacional Municipal (CCOM) de Lisboa durante a Jornada Mundial da Juventude 2023

CML/SMPC e CML/CGIUL | Apresentação: Raquel Milho e Gonçalo Pais

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa teve, em 2023, um dos maiores desafios do seu percurso: a Jornada Mundial da Juventude. Um evento com cerca de 1,5 milhões de peregrinos que viveram durante, pelo menos, uma semana em Lisboa vários desafios lançados pelo Santo Papa Francisco. Esta apresentação apresenta todo o trabalho realizado para utilizar dados, de forma a perceber, prevenir e gerir a cidade de Lisboa durante este mega-evento.

Privacidade, Proteção de Dados e Inteligência Artificial

Cristina M. G. Caldeira | Apresentação: Cristina M. G. Caldeira

A reflexão centra-se na transformação digital da sociedade e nas «Orientações para a Digitalização até 2030: a via europeia para a Década Digital», da Comissão (9 de março de 2021). A «Década Digital» convida-nos, neste encontro de partilha de conhecimentos, a uma abordagem sumária dos instrumentos jurídicos europeus que mais contribuem para essa transformação (Regulamento Geral de Proteção de Dados, Governação de Dados, Inteligência Artificial e Regulamento Europa Interoperável)