Neste trabalho, apresentamos uma abordagem de pesquisa centrada na análise dos padrões de mobilidade urbana e comportamento dos turistas no aeroporto da cidade de Lisboa, utilizando dados georreferenciados de rede móvel fornecidos pela Vodafone. O objetivo primordial deste estudo é fornecer informações válidas para organismos como Câmara Municipal de Lisboa e que possa utilizálas para melhorias estruturais na circulação da zona circundante e ao próprio aeroporto de Lisboa, baseando as decisões em análises concretas e previsões a longo prazo em contraposição à informação disponibilizada apenas no momento.

AUTORES
Paula Campos, Rodrigo Mourato e Rodrigo Reis
O nosso grupo é constituído por três elementos muitos distintos. Paula Campos que integra o Grupo Jerónimo Martins há 12 anos e que trabalha na equipa de desenvolvimento como Analista Funcional. Segue Rodrigo Reis, que trouxe consigo uma sólida experiência da IBM em aplicações mobile para o mercado financeiro, tendo transacionado para a Farfetch em Portugal e, posteriormente, para a Cloudflare. Por fim, temos o Rodrigo Mourato que trabalha na Motorola Solutions desde 2021 como Software Engineer