19
Dez.
Fatores que influenciam a velocidade comercial da CARRIS

Foi apresentado no dia 15 de dezembro o trabalho desenvolvido pelo estudante Eduardo Duarte, no âmbito do Mestrado em Análise de Dados e Sistemas de Apoio à Decisão, orientado pelo Professor Paulo Belfo, do ISCAC - Coimbra Buisness School.

O projeto abordou o desafio do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa -  LxDataLab “Fatores que influenciam a velocidade comercial dos autocarros da CARRIS”, contribuindo para uma melhor compreensão dos elementos que impactam a eficiência do transporte público.

Em breve será disponibilizada mais informação sobre os resultados e conclusões do trabalho.

12
Dez.
Mapeamento da poluição atmosfériac / Air pollution Mapping

Caravana do LxDataLab levou desafio à academia / The LxDataLab caravan challenged academia

A Caravana do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa tem vindo a visitar as instituições parceiras, levando consigo alguns dos desafios lançados à academia para responder às necessidades reais da cidade. Um dos temas em destaque foi o Mapeamento qualidade do ar na cidade de Lisboa - NO2, apresentado no IGOT e na UBI, respetivamente a 21 e 23 de outubro.

The Lisbon Urban Data Laboratory caravan has been visiting partner institutions, presenting some of the challenges that academia faces in responding to the city's real needs. One of the topics highlighted was air quality mapping in the city of Lisbon, with a focus on NO₂, which was presented at IGOT (the Institute of Geography and Spatial Planning) and UBI (the University of Beira Interior) on 21 and 23 October, respectively. 

 

Saiba mais / Learn more

21
Nov.
Caravana do LxDataLab leva desafios à UBI

No percurso da Caravana do laboratório de Dados Urbanos de Lisboa - LxDataLab pelas instituições parceiras, têm sido apresentados alguns dos desafios disponíveis. Na visita a 23 de outubro à Universidade da Beira Interior – UBI, o foco esteve na determinação de áreas potencialmente afetadas em caso de acidente com transporte ferroviário de mercadorias perigosas.

O objetivo do desafio é apoiar a proteção civil municipal na criação de cenários que permitam prever os impactos de acidentes envolvendo matérias perigosas, recorrendo a análise estatística e tecnologias de simulação. O objetivo é identificar padrões de transporte, modelar a propagação de nuvens tóxicas ou derrames líquidos e definir zonas prioritárias para evacuação, pontos de encontro e áreas de apoio à população, tornando a resposta a emergências mais eficaz.

Mais detalhes sobre este desafio estão disponíveis no portal Lisboa Aberta, na área do LxDataLab: https://lisboaaberta.cm-lisboa.pt/index.php/pt/lx-data-lab/desafios