Jul.
O LX Data Lab lançou o desafio “Caracterização da Oferta e da Procura na Logística Urbana”, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para melhorar a eficiência das entregas na Baixa da cidade de Lisboa.
Este desafio, agora colocado às universidades parceiras do LX Data Lab, teve uma primeira apresentação durante o Hackathon de Dados de Mobilidade em Lisboa, uma iniciativa de curta duração organizada pela BGI, onde a CML participou como entidade proponente, através do LxDataLab.
A proposta visa explorar dados de mobilidade e de atividade económica para desenvolver soluções que promovam uma logística urbana mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência operacional. Entre os dados disponibilizados estão os dos congestionamentos de trânsito (WAZE) , os condicionamentos de trânsito e a caracterização do comércio e serviços da Baixa, além do Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública.
Com esta iniciativa, reforçamos a colaboração entre o município e o meio académico, tendo em vista a inovação e a sustentabilidade.
Jul.
Como pode a cidade cuidar melhor dos seus edifícios e infraestruturas? O novo desafio do LxDataLab propõe uma resposta inovadora: “Modelos em GeoBIM na Implementação de IA na Gestão de Ativos”. A ideia é explorar o potencial dos modelos digitais georreferenciados para transformar a forma como Lisboa gere os seus ativos urbanos.
Este desafio convida participantes das universidades parceiras a desenvolver soluções que combinem dados espaciais, modelação digital e inteligência artificial. O foco está na criação de ferramentas que permitam antecipar necessidades, otimizar recursos e melhorar a manutenção de edifícios públicos.
Saiba mais
Jun.
O LxDataLab acaba de lançar um novo desafio no âmbito da proteção civil municipal, com o objetivo de reforçar a segurança da população face ao transporte ferroviário de matérias perigosas. Pretende-se analisar e simular cenários de acidente ao longo da linha entre o Parque das Nações e Alcântara, uma das principais rotas de circulação deste tipo de cargas. O desafio contemplará a análise de padrões de transporte, identificação das substâncias mais comuns e avaliação do impacto de variáveis como o clima e a geografia urbana. Posteriormente, com base em dados estatísticos e tecnologias de simulação avançadas, será possível prever zonas potencialmente afetadas, definir áreas de evacuação e melhorar o planeamento da resposta de emergência.
Jun.
Chegou ao fim mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit 2025.
Entre os dias 3 e 5 de junho, os visitantes do Stand da Câmara Municipal de Lisboa na Feira Internacional de Lisboa - FIL puderam ficar a conhecer melhor algumas das melhores iniciativas desenvolvidas pelo município, centradas nas pessoas e assentes em tecnologia.
Este ano Lisboa foi a Cidade Convidada do evento, dedicado às cidades inteligentes, coorganizando, em parceria com a Fundação AIP, a conferência “Lisboa, Capital da Inovação Sustentável, Inclusiva e Centrada nas Pessoas”, que teve lugar no dia 5 de junho, às 15h, no Grande Auditório da FIL.