Mar.
O prazo de inscrição no Dashboard Challenge 2024 foi alargado até 29 de abril

O concurso destina-se a alunos matriculados em licenciatura no ano letivo 2023/2024, em universidades nacionais públicas ou privadas e prevê prémios para os melhores trabalhos, que vão desde os 500 euros para o melhor Classificado Global até às Menções Honrosas no valor de 100 euros.

O Dashboard Challenge é uma iniciativa da parceria “Dados ao Serviço de Lisboa” promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), e assenta na promoção e valorização da utilização do portal de dados abertos da CML, Lisboa Aberta.

O Dashboard Challenge visa estimular a criação de conhecimento sobre a cidade de Lisboa, tirando partido dos dados disponíveis no portal Lisboa Aberta e das capacidades de análise de dados e de visualização de informação, através de dashboards construídos por estudantes universitários.

Os dashboards a apresentar devem ser sustentados em ideias criativas, utilizando dados abertos disponíveis no portal Lisboa Aberta (https://lisboaaberta.cm-lisboa.pt/index.php/pt/) ou em outros portais de dados abertos, que venham a traduzir-se em informação capaz de melhorar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.

Poderá consultar o regulamento aqui.

Consulte a adenda ao regulamento aqui.

Dez.
PGIL distinguida no Prémio Transformação Digital 2023

A PGIL – Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa foi distinguida com uma Menção Honrosa do Prémio Transformação Digital 2023 atribuído pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.

Este Prémio pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e próximas do cidadão.

Nov.
Lisboa e a PGIL em destaque em Barcelona

Com a PGIL em evidência, a Câmara Municpal de Lisboa participou entre 7 e 9 de novembro no evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Incluído no stand Smart Portugal, o stand do munícipio de Lisboa mostrou a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa – uma plataforma municipal que já integra mais de 2,5 mil milhões de registos, 3 milhões a cada dia, e quase 300 camadas de informação.

Do programa do stand Smart Portugal fizeram ainda parte duas apresentações da CML: a apresentação da Estratégia de Lisboa pela Vereadora Joana Almeida, responsável pelo pelouro da Cidade Inteligente e a apresentação da PGIL – Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa pela Diretora do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa, Célia Aguiar.

Segundo os números da organização, o evento contou com a participação de mais de 25.000 pessoas e 800 cidades.