17
Jul.
LxDataLab desafia universidades parceiras a repensar a logística urbana na Baixa Pombalina

O LX Data Lab lançou o desafio “Caracterização da Oferta e da Procura na Logística Urbana”, com o objetivo de encontrar soluções inovadoras para melhorar a eficiência das entregas na Baixa da cidade de Lisboa.

Este desafio, agora colocado às universidades parceiras do LX Data Lab, teve uma primeira apresentação durante o Hackathon de Dados de Mobilidade em Lisboa, uma iniciativa de curta duração organizada pela BGI, onde a CML participou como entidade proponente, através do LxDataLab.

A proposta visa explorar dados de mobilidade e de atividade económica para desenvolver soluções que promovam uma logística urbana mais sustentável, com menor impacto ambiental e maior eficiência operacional. Entre os dados disponibilizados estão os dos congestionamentos de trânsito (WAZE) , os condicionamentos de trânsito e a caracterização do comércio e serviços da Baixa, além do Regulamento Geral de Estacionamento e Paragem na Via Pública.

Com esta iniciativa, reforçamos a colaboração entre o município e o meio académico, tendo em vista a inovação e a sustentabilidade.

Saiba mais

07
Jul.
Gestão de Ativos Municipais com recurso a modelos GeoBIM: LxDataLab apresenta novo desafio

Como pode a cidade cuidar melhor dos seus edifícios e infraestruturas? O novo desafio do LxDataLab propõe uma resposta inovadora: “Modelos em GeoBIM na Implementação de IA na Gestão de Ativos”. A ideia é explorar o potencial dos modelos digitais georreferenciados para transformar a forma como Lisboa gere os seus ativos urbanos.

Este desafio convida participantes das universidades parceiras a desenvolver soluções que combinem dados espaciais, modelação digital e inteligência artificial. O foco está na criação de ferramentas que permitam antecipar necessidades, otimizar recursos e melhorar a manutenção de edifícios públicos.

Saiba mais

26
Jun.
Lisboa mais segura: novo desafio analisa riscos no transporte de matérias perigosas

O LxDataLab acaba de lançar um novo desafio no âmbito da proteção civil municipal, com o objetivo de reforçar a segurança da população face ao transporte ferroviário de matérias perigosas. Pretende-se analisar e simular cenários de acidente ao longo da linha entre o Parque das Nações e Alcântara, uma das principais rotas de circulação deste tipo de cargas. O desafio contemplará a análise de padrões de transporte, identificação das substâncias mais comuns e avaliação do impacto de variáveis como o clima e a geografia urbana. Posteriormente, com base em dados estatísticos e tecnologias de simulação avançadas, será possível prever zonas potencialmente afetadas, definir áreas de evacuação e melhorar o planeamento da resposta de emergência. 

Saiba mais

06
Jun.
Câmara Municipal de Lisboa no Portugal Smart Cities Summit 2025

Chegou ao fim mais uma edição do Portugal Smart Cities Summit 2025.

Entre os dias 3 e 5 de junho, os visitantes do Stand da Câmara Municipal de Lisboa na Feira Internacional de Lisboa - FIL puderam ficar a conhecer melhor algumas das melhores iniciativas desenvolvidas pelo município, centradas nas pessoas e assentes em tecnologia.

Este ano Lisboa foi a Cidade Convidada do evento, dedicado às cidades inteligentes, coorganizando, em parceria com a Fundação AIP, a conferência “Lisboa, Capital da Inovação Sustentável, Inclusiva e Centrada nas Pessoas”, que teve lugar no dia 5 de junho, às 15h, no Grande Auditório da FIL.