Dez.
Caravana do LxDataLab levou desafio à academia / The LxDataLab caravan challenged academia
A Caravana do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa tem vindo a visitar as instituições parceiras, levando consigo alguns dos desafios lançados à academia para responder às necessidades reais da cidade. Um dos temas em destaque foi o Mapeamento qualidade do ar na cidade de Lisboa - NO2, apresentado no IGOT e na UBI, respetivamente a 21 e 23 de outubro.
The Lisbon Urban Data Laboratory caravan has been visiting partner institutions, presenting some of the challenges that academia faces in responding to the city's real needs. One of the topics highlighted was air quality mapping in the city of Lisbon, with a focus on NO₂, which was presented at IGOT (the Institute of Geography and Spatial Planning) and UBI (the University of Beira Interior) on 21 and 23 October, respectively.
Nov.
No percurso da Caravana do laboratório de Dados Urbanos de Lisboa - LxDataLab pelas instituições parceiras, têm sido apresentados alguns dos desafios disponíveis. Na visita a 23 de outubro à Universidade da Beira Interior – UBI, o foco esteve na determinação de áreas potencialmente afetadas em caso de acidente com transporte ferroviário de mercadorias perigosas.
O objetivo do desafio é apoiar a proteção civil municipal na criação de cenários que permitam prever os impactos de acidentes envolvendo matérias perigosas, recorrendo a análise estatística e tecnologias de simulação. O objetivo é identificar padrões de transporte, modelar a propagação de nuvens tóxicas ou derrames líquidos e definir zonas prioritárias para evacuação, pontos de encontro e áreas de apoio à população, tornando a resposta a emergências mais eficaz.
Mais detalhes sobre este desafio estão disponíveis no portal Lisboa Aberta, na área do LxDataLab: https://lisboaaberta.cm-lisboa.pt/index.php/pt/lx-data-lab/desafios
Nov.
A iniciativa que leva o Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa - LxDataLab até às Universidades parceiras deste projeto da Câmara Municipal de Lisboa, arrancou com a visita ao LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, nos dias 8 e 9 de outubro ao IGOT - Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, nos dia 21 de outubro, à UBI – Universidade da Beira Interior, no dia 23 de Outubro, ao ISCAC – Coimbra Business School e ISEC – Instituto Superior de Engenharia de Coimbra a 28 de outubro e ao ISA - Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa a 3 de novembro.
O programa da Caravana incluiu as apresentações de alguns desafios propostos pelo LxDataLab, uma dinâmica de ideação, que pretendia dar a conhecer os problemas reais e os dados da cidade e uma atividade, em que através de um jogo, os alunos eram desafiados a trabalhar em equipa e encontrar um código que salvava a cidade de Lisboa de um apagão digital.
A adesão de alunos e professores às atividades propostas e ao programa da Caravana foram um sinal claro do cumprimentos dos objetivos a que a equipa do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa se propôs: potenciar o desenvolvimento de uma nova geração de serviços públicos, integrados no conceito de cidade inteligente.
Estão previstas visitas para breve a outras Universidades parceiras do LxDataLab.