Out.
Nos dias 8, 9 e 10 de outubro a Câmara Municipal de Lisboa estará mais uma vez presente no Portugal Smart Cities Summit com o stand com a marca Lisboa Inteligente.
A visita ao stand da CML permitirá conhecer melhor a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa - PGIL e o projeto Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa - LxDataLab, a cargo do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa; as tecnologias inteligentes que suportam o trabalho do Plano Geral de Drenagem de Lisboa, da equipa ReSist, do Serviço Municipal de Proteção Civil e do Departamento de Higiene Urbana. Haverá também um espaço para demonstração de uma metodologia participativa, aplicada ao tema das cidades inteligentes, desenvolvida pelo Laboratório de Experimentação Municipal – LxLEM.
Na tarde do dia 9 de outubro realiza-se um evento / mesa-redonda para lançamento de um desafio de analítica sobre o tema da habitação, que será desenvolvido pelos alunos inscritos no LxDataLab.
Visite-nos, confirmando a sua presença para
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Set.
A assinatura do Protocolo de Colaboração entre o Município de Lisboa e a Universidade da Beira Interior (UBI) no âmbito do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa (LxDataLab), teve lugar a 11 de julho de 2024.
A UBI é a vigésima instituição parceira deste projeto da Câmara Municipal de Lisboa (CML) que visa extrair valor dos dados urbanos para melhorar o planeamento, a resiliência, a segurança e a mobilidade na cidade de Lisboa.
Através deste protocolo, os investigadores e alunos a UBI poderão ter acesso dados municipais que permitirão o desenvolvimento de soluções de analítica avançada para a resolução de problemas urbanos reais.
Damos as boas vindas à Universidade da Beira Interior!
Ago.
Para além dos conteúdos anteriormente disponibilizados, sobre os trabalhos apresentados no Segundo Encontro do Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa , foram hoje disponibilizadas 4 das apresentações:
Análise visual do apinhamento em Lisboa durante as Jornadas Mundiais da Juventude com base em dados da rede móvel;
Movimentos e comportamentos no Aeroporto de Lisboa;
Plataforma para visualização geo-temporal de apinhamento turístico;
Sensores de Monitorização da Qualidade do Ar Urbano: O Caso do Concelho de Lisboa
Dez.
A PGIL – Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa foi distinguida com uma Menção Honrosa do Prémio Transformação Digital 2023 atribuído pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.
Este Prémio pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e próximas do cidadão.