04
Dez.
PGIL distinguida no Prémio Transformação Digital 2023

A PGIL – Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa foi distinguida com uma Menção Honrosa do Prémio Transformação Digital 2023 atribuído pela APDSI – Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade de Informação.


Este Prémio pretende reconhecer e divulgar as melhores práticas de adoção e implementação das tecnologias de informação e comunicação, com vista a uma sociedade mais digital sustentada por instituições públicas e privadas mais eficientes e próximas do cidadão.

13
Nov.
Lisboa e a PGIL em destaque em Barcelona

Com a PGIL em evidência, a Câmara Municpal de Lisboa participou entre 7 e 9 de novembro no evento Smart City Expo World Congress, em Barcelona.

Incluído no stand Smart Portugal, o stand do munícipio de Lisboa mostrou a Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa – uma plataforma municipal que já integra mais de 2,5 mil milhões de registos, 3 milhões a cada dia, e quase 300 camadas de informação.

Do programa do stand Smart Portugal fizeram ainda parte duas apresentações da CML: a apresentação da Estratégia de Lisboa pela Vereadora Joana Almeida, responsável pelo pelouro da Cidade Inteligente e a apresentação da PGIL – Plataforma de Gestão Inteligente de Lisboa pela Diretora do Centro de Gestão e Inteligência Urbana de Lisboa, Célia Aguiar.

Segundo os números da organização, o evento contou com a participação de mais de 25.000 pessoas e 800 cidades.

24
Out.
Dashboard Challenge 2023

No dia 23 de outubro teve lugar, no CIUL, a sessão de entrega dos prémios do Dashboard Challenge onde foram apresentados os trabalhos selecionados pelos participantes.

Foram abordados temas variados, Explorar a mobilidade – análise sobre o comportamento da procura de diversos meios de mobilidade e a qualidade do ar; CicLisboa - plataforma em que se disponibiliza visitas guiadas sobre vários itinerários cicláveis em Lisboa; Habitação em Lisboa - identificação de tendências para a tomada de decisões e intervenções personalizadas; City’s data mosaic (Mosaico de dados sobre a cidade) – conjunto variado de dados demográficos para apoiar o planeamento urbano.

O Dashboard Challenge tem como objetivo o desenvolvimento de ideias inovadoras que se traduzam em visualizações criativas, recorrendo a pelo menos um conjunto de dados disponível no portal Lisboa Aberta complementado com outra fonte de dados abertos, com o objetivo de melhorar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.