O Dashboard Challenge 2023, uma iniciativa da Parceria “Dados ao Serviço de Lisboa” promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) e a NOVA lnformation Management School (NOVA IMS), no âmbito da promoção e valorização da utilização do portal de dados abertos Lisboa Aberta.
O Dashboard Challenge visa estimular a criação de conhecimento sobre a cidade de Lisboa, tirando partido dos dados disponíveis no portal Lisboa Aberta e das capacidades de análise de dados e de visualização de informação, através de dashboards construídos por estudantes universitários.
Os dashboards devem ser sustentados em ideias criativas, utilizando dados abertos disponíveis no portal Lisboa Aberta ou em outros portais de dados abertos, não envolvendo o tratamento de quaisquer dados pessoais, que venham a traduzir-se em informação capaz de melhorar o conhecimento sobre a cidade de Lisboa.
CicLisboa - O dashboard “CicLisboa, pretende informar os utilizadores da bicicleta sobre itinerários cicláveis a realizar em Lisboa, apresentando-se ainda pontos de interesse presentes ao longo de cada percurso, aumentando assim a motivação para a utilização de bicicletas na cidade. Para a criação de CicLisboa, com base na informação disponibilizada pela Câmara Municipal de Lisboa (CML), foi necessário realizar trabalho de campo, pesquisa e recorrer ao software Arcgis. Obteve-se assim um produto final constituído por uma plataforma global, um dashboard, e cinco visitas guiadas (tours).” Para além desta informação, o dashboard tem um conjunto de informação georreferenciada útil para os utilizadores de bicicletas, tais como a localização dos bebedouros e os parqueamentos para velocípedes.
Consulte aqui o relatório.
Lisbon 101: City Data Mosaic – Este dashboard apresenta o estudo e a análise de dados relativos a diferentes dimensões de Lisboa ao longo dos anos, nomeadamente indicadores socio-económicos, culturais, indicadores de mobilidade e indicadores relativos ao ambiente energia e território. O dashboard propõe uma ferramenta de comparação entre freguesias face aos indicadores. Ao realçar tecnologias e práticas inovadoras, pretende-se melhorar a qualidade de vida dos residentes, minimizar o impacto ambiental e promover o turismo sustentável.
HABITAÇÃO EM LISBOA
Habitação em Lisboa – Com este dashboard pretende-se identificar tendências e assistir a tomada de decisão através de uma visão geral da cidade, baseada nos eixos dinâmica dos preços do imobiliário, dinâmica do alojamento local (e empreendimentos turísticos) e dinâmica das obras de edificação e demolição. Foi analisada a evolução do valor mediano de avaliação bancária, o rácio “price to rent”, a taxa de ocupação dos quartos de hotelaria, estabelecimentos de alojamento local e empreendimentos turísticos, número de alojamentos locais, modalidades de alojamento local, alvarás e processos para obras de edificação e demolição e Alvarás – operação urbanística. Estes indicadores podem ser analisados por ano ou por freguesia.
Consulte aqui o relatório.
Explorar a Mobilidade
Explorar a mobilidade em Lisboa – Com este dashboard pretende-se analisar a mobilidade em Lisboa olhando para as suas várias dimensões: transportes, GIRA – Bicicletas de Lisboa e as condições para o uso de automóvel, a partir de setembro de 2022.
É feita a caracterização da rede de transportes públicos de Lisboa, através da análise do número de paragens, número de viagens e número de rotas do Metro, da Fertagus e da Soflusa. No que se refere à rede de bicicletas partilhadas GIRA, são analisados o tempo médio das viagens e o número de bicicletas por posto. No âmbito das condições para o uso de automóvel foram analisados os tipos de parques de estacionamento, a rede viária quanto ao tipo de via, os postos de carregamento de veículos elétricos e os radares de velocidade.
São ainda analisados indicadores como o ruído e a qualidade do ar.
Consulte aqui o relatório.