Este trabalho apresenta uma aplicação da metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) a dados disponibilizados pela Câmara Municipal de Lisboa associados à poluição do ar para compreender a evolução dos níveis de monóxido de carbono, dióxido de azoto, partículas de matéria 2,5 e partículas 10, recolhidos entre agosto de 2021 e julho de 2022.

 

AUTORES

Rodrigo Sarroeira, João Henriques, Ana Sousa, Catarina Ferreira da Silva, Nuno Nunes, Sérgio Moro and Maria do Carmo Botelho

NOTA BIOGRÁFICA

Rodrigo Sarroeira é mestre em Ciência de Dados do ISCTE.

João Henriques é doutorando em sociologia e assistente convidado do ISCTE.

Ana Sousa é doutorada em Engenharia de Petróleos e Professora Auxiliar Convidada no Instituto Superior Técnico

Catarina Ferreira da Silva (apresentadora do trabalho) doutorada em Informática, é Professora Associada com Agregação em Ciências e Tecnologias da Informação do ISCTE e Diretora do Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura (ISTAR) do ISCTE.

Nuno Nunes é doutorado em Sociologia e Professor Auxiliar do ISCTE e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.

Sérgio Moro é Professor Catedrático do ISCTE e investigador do ISTAR.

Maria do Carmo Botelho é Professora Auxiliar e Subdiretora Departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE e investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE.