Image

01_25 TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE MATÉRIAS PERIGOSAS

O desafio proposto insere-se na missão do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de prevenir e mitigar riscos coletivos, protegendo pessoas, bens e valores em caso de acidente. Entre os principais riscos identificados em Lisboa, destaca-se o transporte ferroviário de matérias perigosas. Pretende-se, assim, analisar este risco e simular cenários de acidente, com o objetivo de prever zonas afetadas, definir áreas de evacuação e melhorar o planeamento da resposta de emergência, ao longo da linha entre o Parque das Nações e Alcântara.

This challenge is consistent with the mission of the Municipal Civil Protection Service (SMPC) to prevent and mitigate collective risks, protecting people, property, and valuables in the case of an accident. Among the main risks identified in Lisbon, the rail transport of dangerous goods stands out.  The aim is to analyse this risk and simulate accident scenarios in order to predict affected areas, define evacuation areas and improve emergency response planning along the line between Parque das Nações and Alcântara.

Saiba mais / Learn more

Image

02_25 MODELOS EM GEOBIM NA IMPLEMENTAÇÃO DE IA NA GESTÃO DE ATIVOS

A Câmara Municipal de Lisboa enfrenta desafios na gestão eficiente dos seus Equipamentos Municipais, devido à dispersão de dados e à manutenção reativa. Este projeto-piloto, com base em duas escolas, visa centralizar informação e aplicar Inteligência Artificial para apoiar decisões, melhorar a eficiência energética e reduzir o impacto ambiental. Pretende-se criar um Digital Twin, preparar o Passaporte Digital dos edifícios em ambiente BIM e definir planos de manutenção preventiva e corretiva. A IA, aliada a um chatbot, permitirá identificar padrões e propor intervenções, promovendo uma gestão mais inteligente e sustentável dos ativos municipais. 

This pilot project, based on two schools, aims to centralise information and use artificial intelligence to inform decision-making, improve energy efficiency, and reduce environmental impact. The goal is to develop a Digital Twin, prepare the Digital Passport for buildings in a BIM environment and define preventive and corrective maintenance plans. Combining AI with a chatbot will enable patterns to be identified and interventions to be proposed, promoting smarter, more sustainable management of municipal assets.

Saiba mais / Learn more

Image

03_25 CARACTERIZAÇÃO DOS TERMINAIS INTERMODAIS

Como é que os horários de ponta influenciam a mobilidade urbana nos principais interfaces de Lisboa, considerando fatores como o calendário escolar e o clima? O desafio consiste em  compreender os fluxos de pessoas e os padrões de deslocação entre dias úteis e fins de semana. Espera-se identificar volumes de entradas e saídas nos interfaces de Cais do Sodré, Sete Rios, Campo Grande e Oriente, comparando horários de ponta com outros períodos. A análise incluirá a influência de variáveis externas e o tipo de transporte utilizado.

How do rush hours affect urban mobility at Lisbon's main transport hubs, taking into account factors such as the school calendar and weather conditions? The challenge lies in understanding the movement of people and their travel patterns on weekdays versus weekends. The objective is to determine the number of arrivals and departures at Cais do Sodré, Sete Rios, Campo Grande and Oriente transport hubs during rush hour and other periods. The analysis will also consider the influence of external variables and the type of transport used.

Saiba mais / Learn more

Image

04_25 CARACTERIZAÇÃO DA OFERTA E DA PROCURA NA LOGÍSTICA URBANA

A Baixa de Lisboa enfrenta desafios logísticos causados pelo tráfego intenso, emissões poluentes e pressão sobre o espaço urbano. A Câmara Municipal identifica esta zona como prioritária para soluções que melhorem a eficiência das entregas e reduzam o impacto ambiental. O objetivo é mapear a oferta e procura logística e desenvolver uma solução baseada em dados que otimize rotas, reduza emissões e garanta entregas mais eficientes, promovendo uma transição para modelos neutros em carbono.

Lisbon’s downtown faces major logistical challenges from traffic, emissions, and limited space. The City Council prioritizes this area for solutions that boost delivery efficiency and cut environmental impact. The goal is to map supply and demand and create a data-driven system to optimize routes, reduce emissions, and support a shift to carbon-neutral logistics.

Saiba mais \ Learn more

Image

05_25 CARACTERIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS PENDULARES NAS PRINCIPAIS VIAS DE ACESSO À CIDADE

Compreender os padrões de tráfego em Lisboa é essencial para gerir a mobilidade urbana. A cidade enfrenta congestionamento intenso nos picos da manhã (7h‑10h) e tarde (17h‑20h). Os dados sobre os dispositivos móveis que cruzam 11 pontos de entrada e saída a cada 15 minutos, oferecem uma visão detalhada mas incompleta. O objetivo é criar um modelo que: (1) caracterize fluxos diários e variações sazonais; (2) avalie fatores externos como calendário escolar, clima e eventos; e (3) integre dados adicionais, incluindo transporte público, obras e atividades culturais.
 
Understanding Lisbon’s traffic patterns is key to effective mobility management. Peak congestion occurs between 7–10 a.m. and 5–8 p.m. Data from mobile devices crossing 11 main city gateways every 15 minutes provides granular insights but is not enough for full characterization. The goal is to build a model that: (1) maps daily flows and seasonal variations; (2) assesses external factors like school calendars, weather, and events; and (3) integrates complementary data such as public transport, roadworks, and cultural activities.

Saiba mais | Learn more

Image

01_24 ACESSO ECONÓMICO À HABITAÇÃO NO CONCELHO DE LISBOA

A crescente disparidade entre os rendimentos das famílias e os preços da habitação tem dificultado o acesso a diferentes segmentos da população. Com o aumento dos preços de venda e dos valores de arrendamento, muitas famílias enfrentam uma carga financeira elevada, alocando uma parte considerável dos seus rendimentos à habitação. O agravamento da acessibilidade à habitação para indivíduos e famílias reflete a inadequação das ofertas habitacionais existentes em relação aos rendimentos dos agregados familiares. A questão central que se coloca é: que casas podem os cidadãos comprar e/ou arrendar?

The growing disparity between household incomes and housing prices has made it difficult for different segments of the population to access housing. With the increase in sale prices and rental values, many families face a high financial burden, allocating a considerable portion of their income to housing. The worsening affordability of housing for individuals and families reflects the inadequacy of existing housing supply in relation to household incomes. The central question is: what houses can citizens buy and/or rent?

Saiba mais / Learn more

Image

03_23 FATORES QUE INFLUENCIAM A VELOCIDADE COMERCIAL DOS AUTOCARROS DA CARRIS

Dada a importância de identificar causas para os eventos de baixa velocidade comercial dos autocarros e partindo do princípio de fatores como os dados meteorológicos e os congestionamentos de tráfego podem ser condicionantes da mesma, propõe-se a seguinte abordagem: a) Comparação da velocidade comercial de duas carreiras específicas numa semana típica e numa semana atípica; b) Comparação da velocidade comercial das mesmas carreiras num dia com más condições meteorológicas, com os dias homólogos na semana anterior e na semana seguinte.

Considering the importance of identifying the causes of low commercial bus speeds, and in assuming that factors such as weather conditions and traffic congestion may be contributing factors, the following approach is proposed:a) A comparison of the commercial speed of two specific routes in a typical week and an atypical week. b) A comparison of the commercial speed of the same routes on days with poor weather conditions, compared with the same days in the previous and following weeks.

Saiba mais / Learn more

Image

04_23 IMPACTO DE EVENTOS NA VELOCIDADE COMERCIAL DOS AUTOCARROS DA CARRIS

É importante compreender a variação da velocidade comercial dos autocarros, perante eventos com afluência de elevado número de pessoas. Propõe-se a seguinte abordagem: a) Comparação da velocidade comercial em duas carreiras específicas, num dia de jogo de futebol no estádio da Luz, com os dias homólogos da semana anterior e seguinte; b) Comparação da velocidade comercial das carreiras que atravessam zonas em que ocorram eventos de duração mais prolongada com as semanas anteriores e posteriores ao evento. Sugere-se que a análise contemple dados dos condicionamentos e dos congestionamentos de tráfego.

It is crucial to understand the variation in commercial bus speeds during events that attract large crowds. The following approach is proposed: a) Comparison of commercial speed on two specific routes on a football match day at the Luz stadium with the corresponding days of the previous and following week; b) Comparison of the commercial speed of routes that pass through areas where longer events take place with the weeks before and after the event. It is suggested that the analysis should include data on traffic restrictions and congestion.

Saiba mais / Learn more

Image

50_22 INDICADORES DE TRÁFEGO

A caracterização do tráfego no município, através de um indicador único global, um fator determinante para a correlação com outros domínios, quer de gestão como de administração. A par da caraterização do tráfego na cidade, é importante conhecer o estado das principais vias de entrada em Lisboa e das principais vias no interior da cidade. Desta forma, para além de permitir a perceção global do estado do tráfego na cidade, será possível contribuir para a promoção da mobilidade sustentável.

Using a single global indicator to characterise traffic in the municipality is a determining factor for correlation with other areas, in terms of both management and administration. Alongside this, it is important to understand the state of the main access roads to Lisbon and the main roads within the city. This will provide an overall picture of the state of traffic in the city and contribute to the promotion of sustainable mobility.

Saiba mais / Learn mores