O Jardim Botânico Tropical (JBT) da Universidade de Lisboa (ULisboa), situa-se numa zona monumental da nossa cidade, Lisboa, junto ao Mosteiro dos Jerónimos e ocupa sete hectares. O jardim oferece uma rica coleção de plantas composta principalmente por espécies de regiões tropicais e subtropicais. Além do notável património natural e da vocação botânica deste Jardim, os visitantes podem ainda explorar os edifícios históricos e estatuária dos séculos XVII a XX, observar diversas espécies de aves e uma diversidade de briófitas e líquenes.

À semelhança do que já acontece em outros jardins botânicos, foi criada a aplicação móvel JBT - JARDIM BOTÂNICO TROPICAL (App JBT), para os sistemas operativos Android e iOS, com o objetivo de apoiar e melhorar a experiência dos visitantes do JBT. Estes têm à sua escolha 4 percursos temáticos que dão a conhecer o jardim através das suas árvores mais emblemáticas, das espécies de aves mais comuns, da diversidade natural do espaço e das suas construções de várias épocas históricas. Associados a pontos de interesse destes percursos, há experiências de realidade aumentada e multimédia que oferecem de forma lúdica conteúdos educativos, procurando mostrar instantes da vida no jardim nem sempre observáveis no decurso de uma visita.

Esta aplicação foi desenvolvida no âmbito de um projeto da Reitoria da Universidade de Lisboa, envolvendo parceiros da Faculdade de Ciências da ULisboa (Departamentos de Informática, de Biologia Animal, de Biologia Vegetal e de Engenharia Geográfica, Geofísica e Energia) e do Museu Nacional de História Natural e da Ciência da ULisboa.

 

AUTORES

Rafael Torres, Stefan Postolache, Maria Beatriz Carmo, Ana Paula Cláudio, Ana Paula Afonso, António Ferreira e Dulce Domingos

NOTA BIOGRÁFICA 

Rafael Torres – licenciado em Engenharia Informática pela Faculdade de Ciências da Universidadede Lisboa (FCUL), fez o mestrado em Engenharia Informática na mesma faculdade.

Stefan Postolache – licenciado em Tecnologias da Informação pela FCUL, fez o mestrado em Informática na mesma faculdade.

Ana Paula Afonso, Ana Paula Cláudio, António Ferreira, Maria Beatriz Carmo, Maria DulceDomingos – docentes no Departamento de Informática da FCUL e investigadores no LASIGE.

Maria Dulce Domingos é também vice-reitora da Universidade de Lisboa.