O projeto em questão visa identificar as áreas mais frequentadas na cidade de Lisboa e desenvolver uma proposta para gerir as concentrações de pessoas, tanto nacionais quanto turistas. Para esse efeito, foram definidos objetivos capazes de justificar possíveis impactos, diretos ou indiretos, na vida das pessoas.
Primeiramente, identificou-se as greves dos Comboios de Portugal (CP) como eventos impactantes, totalizando 64 dias de paralisação em 2023 e causando problemas significativos de mobilidade. As greves nos transportes públicos apresentam desafios para as Smart Cities, afetando o acesso a serviços e aumentando a poluição devido ao congestionamento do trânsito. O primeiro objetivo do projeto consiste na comparação da afluência durante períodos de greve e não greve, para entender a concentração das pessoas e os seus percursos alternativos.
Considerando a importância do turismo em Portugal como fonte significativa de receita, o segundo objetivo visa analisar os locais turísticos mais visitados no verão de 2022, tendo em conta horários, localizações e nacionalidades dos visitantes. Por fim, o projeto visa criar um modelo preditivo com redes neuronais para prever o número de pessoas (tanto nacionais como estrangeiros) em diferentes áreas da cidade correspondentes a quadrículas.

AUTOR(ES)
André Simões Novo, Beatriz Alves Damião Correia Paulino, Catarina Duarte Brito e Luís Miguel dos Santos Pereira
Licenciados em Ciência de Dados pelo ISCTE. Atualmente, Beatriz e Luís estão a prosseguir o mestrado em Ciência de Dados no ISCTE, enquanto André e Catarina estão a realizar o mestrado em Sistemas Integrados de Apoio à Decisão no ISCTE