O apinhamento turístico degrada a experiência dos visitantes e impacta negativamente o ambiente e a população local, podendo tornar insustentável o turismo em destinos populares. Isto motivou-nos a desenvolver, no âmbito do projeto europeu RESETTING relacionado com a transformação digital do turismo, uma plataforma para visualizar este apinhamento, explorando dados históricos, detetando padrões e tendências e prevendo eventos futuros. O objetivo final é apoiar a tomada de decisão, a curto e médio prazo, para mitigar o fenómeno. Para tal, a plataforma considera a capacidade de carga dos locais alvo no cálculo da densidade de apinhamento. São descritos dois cenários de utilização da plataforma, relativos a eventos anuais de grande apinhamento, no município de Lisboa, baseados em dados disponibilizados pela iniciativa LxDataLab. No entanto, outras fontes de dados foram também configuradas e testadas com sucesso. A integração de dados de diversas fontes é conseguida com uma arquitetura extensível, à base de conetores. Foram realizadas experiência de avaliação da usabilidade da plataforma proposta, usando o NASA-TLX numa primeira fase e usando mais tarde o SUS e o UEQ. Para além da visualização de densidades de apinhamento, está a ser desenvolvida uma abordagem de inferência e visualização de fluxos de mobilidade de pedestres a partir dos dados de apinhamento disponíveis.

AUTORES

Rodrigo Simões, Fernando Brito e Abreu e Adriano Lopes

Rodrigo Simões é mestrando em Engenharia Informática no Iscte-IUL e bolseiro do projeto RESETTING no ISTAR-IUL, tendo trabalhado anteriormente na indústria do software durante quase quatro anos.

Fernando Brito e Abreu é professor associado no Iscte-IUL e investigador no ISTAR-IUL onde coordena a equipa do projeto europeu RESETTING sobre a transformação digital no turismo.

Adriano Lopes é Professor Auxiliar Convidado no Iscte-IUL, Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação e Investigador no ISTAR-IUL.