O desafio consistiu em analisar os dados dos dispositivos móveis e dos sensores de ruído da cidade de Lisboa, de forma a compreender a movimentação e permanência das pessoas nas áreas de diversão noturna, bem como os efeitos desses movimentos a nível do ruído na cidade. Através da utilização de técnicas de análise de dados e recorrendo à linguagem de programação Python, foi possível identificar o período horário e as áreas onde o uso do espaço público está relacionado com atividades de diversão noturna. Caraterizaram-se também as áreas e períodos identificados relativamente à presença de turistas e residentes, bem como possíveis transferências de pessoas entre zonas de diversão noturna. Por fim, relacionam-se os movimentos de pessoas com os níveis de ruído registados nos sensores ambientais nas zonas estudadas.

AUTORA
Isabel Castro
NOTA BIOGRÁFICA
Isabel Castro licenciou-se em Engenharia Informática em 2022, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. No mesmo ano e instituição começou o Mestrado em Engenharia Informática – Ramo de Análise Inteligente de Dados. Em 2022 também iniciou atividade profissional na área de Desenvolvimento Web.
Desde 2023, dedica-se integralmente ao projeto final de mestrado, focado no desenvolvimento de um simulador de gestão florestal.