As coberturas verdes oferecem uma multiplicidade de vantagens ambientais, desempenhando um papel fundamental na construção de cidades sustentáveis. Este estudo tem como objetivo desenvolver um processo para a deteção automática de coberturas verdes, usando ortofotografias de algumas freguesias do concelho de Lisboa. A identificação automática não só facilita a monitorização rápida e fiável para os responsáveis públicos, como também auxilia na avaliação do progresso de adoção de coberturas verdes. Neste trabalho, realiza-se uma extensa revisão das metodologias existentes, examina-se o conjunto de dados fornecido pelo LxDataLab e apresenta-se um processo integrado para utilizar uma identificação zero-shot a partir de uma rede neuronal. Esta abordagem elimina a necessidade de treino específico do modelo, pois alavanca-se um modelo pré-existente treinado para detetar coberturas verdes e solares, medindo a sua extensão e mapeando a localização específica em fotografias aéreas.

AUTORES

Gonçalo Marouvo, Idir Arab

Gonçalo Marouvo tem o Mestrado em Economia pela Universidade de Coimbra. Desempenha as funções de gestor de carteiras na BPI Gestão de Ativos.

Idir Arab tem o Doutoramento em Matemática pela Universidade de Bejaia (Argélia) e Universidade de Coimbra. Atualmente é investigador postdoc na Universidade de Coimbra.

Ambos os autores estão a frequentar o segundo ano do Mestrado em Engenharia Informática com especialização em Análise Inteligente de Dados, no Instituto Superior de Engenharia de Coimbra.