Na presente investigação, desenvolvida no âmbito de um desafio do LXData lab, procedeu-se análise e tratamento de dados (fornecidos pela Câmara Municipal de Lisboa) relativos a acidentes rodoviários ocorridos na cidade de Lis-boa entre 2017 e 2022. Conheceu como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema de geofencing horizontalmente escalável recorrendo, para tal, a mecanismos de indexação DGGS. O sistema desenvolvido atingiu com sucesso um número elevado de mensagens processadas por segundo, afirmando-se como um contributo válido para a área de Ambient Intelligence, podendo potencialmente proporcionar aos utilizadores um maior controlo sobre o ambiente que os rodeia, auxiliando na atividade da condução e monitorização das cidades.

Carlos Alcaide dos Santos
Carlos Alcaide dos Santos é engenheiro de software trabalha com o Apache Flink na Tb.lx, uma empresa Daimler Truck, desde 2021. Anteriormente, trabalhou para a Talkdesk e a Present Technologies. Em 2013, concluiu um curso de especialização em redes e administração de sistemas. Em 2018, recebeu o diploma de bacharel em engenharia informática no ramo de engenharia de software (ambos no ISEC, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra). Atualmente, frequenta o mestrado em engenharia informática no mesmo instituto. Os seus interesses incluem o desenvolvimento de software backend, engenharia de dados, sistemas distribuídos e inteligência artificial.

Ana Alves

Professora Auxiliar no ISEC, Instituto Superior de Engenharia de Coimbra