A sinistralidade rodoviária é um problema existente nas áreas metropolitanas, que pode depender do estado de conservação, do desenho, do tipo de sinalização, da inclinação e orientação das vias, do comportamento dos utilizadores das vias, bem como de outros fatores ambientais, tais como as condições meteorológicas e o trânsito nas vias, entre outros.

Neste contexto é importante caracterizar os sinistros rodoviários com o objetivo de perceber os principais fatores que influenciam a sua ocorrência, nomeadamente os locais de maior incidência e a caracterização da tipologia de condições em que ocorrem, para apoiar a tomada de decisões públicas que mitiguem ou previnem a sua ocorrência.

Para o estudo deste tema na região de Lisboa foram utilizados os dados abertos do Desafio “Identificação de pontos de incidência dos acidentes rodoviários” partilhados no âmbito do Laboratório de Dados Urbanos da CML e construído um sistema automático de business intelligence em Power BI que permite identificar os principais fatores de influência na ocorrência de sinistros rodoviários em Lisboa e analisar a sua correlação, com o objetivo de promover o desenvolvimento de uma nova geração de serviços públicos no contexto das cidades inteligentes que tirem partido da utilização de ferramentas de analítica avançada sobre grandes conjuntos de dados de interesse público.

Flávio Francisco da Silva

Flávio Silva é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade Lusófona, mestrando em Engenharia e Gestão Industrial pela mesma Universidade. Profissional na área industrial há mais de 20 anos. Gestor na área da gestão de processos e projetos. Atualmente desempenha funções como gestor da manutenção e desenvolvimento de processos na empresa Alualpha S.A.