Desafio: Identificação de padrões na aplicação "NA MINHA RUA"

Análise de Problemas recorrentes / Analysis of recurrent problems

O estudo realizado visou auxiliar a Câmara Municipal de Lisboa no tratamento e resolução de ocorrências, utilizando a base de dados "Ocorrências Na Minha Rua", disponibilizada no portal “Lisboa Aberta”. A análise descritiva dos dados, juntamente com gráficos, permitiu compreender a distribuição das ocorrências em Lisboa. Além disso, o estudo dos problemas recorrentes, considerando sua urgência, poderá ajudar a priorizar as ações da CML. Embora a previsão do tempo médio de resolução por tipo de tarefa não tenha sido possível com os dados disponíveis, a criação de hotspots serviu como base para o trabalho. Foi também utilizado clustering para agrupar subsecções geográficas com características semelhantes.

This study aimed to assist the Lisbon City Council in handling and resolving incidents, using the “Ocorrências Na Minha Rua" database, available on ‘Lisboa Aberta’. Descriptive data analysis, along with graphs, allowed to understand the distribution of incidents in Lisbon. Additionally, studying recurring problems based on their urgency may help prioritize the Lisbon City Council’s actions. Although predicting the average resolution time per task type was not feasible with the available data, identifying hotspots served as the foundation for the work. Clustering was also used to group geographical subsections with distinct characteristics, aiding efficient problem-solving.”

Autores: Eduarda Costa, Leonor Pereira, Miguel Rodrigues e Santiago Taylor | Professor Responsável: Luís Nunes, ISCTE IUL

Ficheiros de código