Image

O Laboratório de Dados Urbanos de Lisboa – LxDataLab – resulta de um Protocolo de colaboração entre o município de Lisboa e várias universidades nacionais para a disponibilização de soluções de analítica e de visualização de dados que facilitem a tomada de decisão e a eficiência na gestão dos serviços municipais.

Para a resolução de problemas concretos, colocados pelos serviços da CML, são lançados desafios às universidades e aos seus alunos, que na qualidade de participantes nos desafios, desenvolvem soluções.

The Lisbon Urban Data Laboratory - LxDataLab - is the result of a collaboration Protocol between the municipality of Lisbon and several portuguese universities to provide data analytics and visualisation solutions to support decision making and efficiency in the management of municipal departments. To solve specific problems set by CML departments, challenges are set to universities and their students, who, as participants in the challenges, develop solutions.

Deteção de anúncios em incumprimento: web scraping em alojamento local no município de Lisboa

Validação e veracidade de licenças disponíveis nos anúncios na plataforma Airbnb.com, tendo em conta as licenças atribuídas pelo Turismo de Portugal através do Registo Nacional do Alojamento Local (RNAL). Este trabalho pretende criar uma ferramenta de monitorização dos anúncios disponíveis online, através de recurso a tecnologia de programação, permitindo assim garantir a legalidade e conformidade dos mesmos. O presente trabalho foi realizado e analisado para o ano de 2019.

Manuel Banza, NOVA IMS

Consulte a apresentação

Gestão de desastres baseada em dados numa cidade inteligente

 

De que forma podemos identificar o risco no parque habitacional da cidade de Lisboa? Quais são os padrões encontrados na origem destes eventos? De que modo se podem relacionar os padrões encontrados com outros fatores como temperatura, arquitetura do edifício, data de construção, entre outros. Estas perguntas dão o mote à apresentação deste trabalho.

Luís Elvas, ISCTE-IUL

Consulte a apresentação

Impacto do confinamento devido à pandemia de COVID-19 na mobilidade, estacionamento e qualidade do ar em Lisboa

Como o confinamento imposto devido à pandemia, alterou a forma como as pessoas se deslocam por Lisboa? Quais os impactes na poluição? Processamento e análise de dados nomeadamente dados de congestionamento de tráfego (Waze), viagens e taxas de ocupação do serviço de bicicletas partilhadas da cidade de Lisboa (Gira), taxa de ocupação de parques de estacionamento e níveis de concentração de NO2, referentes aos anos de 2019 e 2020.

Pedro Sarmento, NOVA Cidade – Urban Analytics Lab

Consulte a apresentação

 

 PARCEIROS

Gallery